sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Livro "Jogos Vorazes" de Suzanne Collins - Ler após assistir?


Terminei de ler. Simplesmente coloquei o livro de lado e comecei a escrever esse post.

Na verdade não sei bem porquê demorei tanto pra ler Jogos Vorazes, assisti aos filmes e amei, já devo ter visto quase 10 vezes e não descarto a ideia de ver mais. A vontade de ler os livros me vinha, mas eu me desfazia da ideia, por já ter visto os filmes e não ver motivos para ler se já sabia o que iria acontecer. Até que me deparei com um anuncio da venda do livro por um bom preço e comprei. Enfim, a pergunta é: se vale a pena ler mesmo depois de ter assistido o filme? Sem sombra de dúvidas, sim.
Porquê?
Já nos primeiros capítulos eu só me fazia uma pergunta: PORQUÊ NÃO LI ISSO ANTES?
A primeira coisa que me chamou atenção foi a escrita de Suzanne, que prende o leitor a cada capítulo e em todos os momentos consegue transmitir a tensão e os sentimentos da personagem de forma precisaComo na maioria dos filmes que se originam dos livros, apesar da adaptação ser muito fiel, muitos acontecimentos ocorrem de modo diferente, por exemplo, no livro o Tordo (broche) chegou nas mãos de Katniss de outra forma, e há algumas omissõescomo os relatos de Katniss sobre a rotina do distrito 12, sobre como começou sua amizade com Gale, as dificuldades que passou após a morte do pai, principalmente em relação à ausência da mãe, consegui entender o motivo de seu nome e de Gale está tantas vezes no sorteio, o porquê dela ser tão apegada à Rue, entre outras coisas que passam por sua cabeça.
Mesmo com essas diferenças, eu não as vi como algo negativo, elas complementaram minha compreensão sobre a história, aliás, não consigo enxergar nada de negativo em relação à esse livro. Nada. A narrativa é perfeita. A história é foda demais. Os personagens são encantadores. Minha conclusão é simples: se você tem interesse em ler, leia, pois não vejo motivos pra que se arrependa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário