quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O que é distopia?


O que Jogos Vorazes e Laranja Mecânica tem em comum?

São as chamadas distopias.  

Mas o que significa distopia?

É o contrario de utopia, sociedade ideal, ou seja, uma sociedade distópica geralmente é governada por meio de opressão, um governo autoritário e totalitarista.

Existem vários tipos de distopias, histórias onde os recursos naturais, como água e petróleo, são raras no mundo, histórias onde há uma uma sociedade futurística, histórias onde acaba a tecnologia, como por exemplo na série Revolution, histórias onde há um cenário pós apocalíptico, histórias onde as maquinas se voltam contra os humanos, ou até mesmo mundos onde há invasão de alienígenas e zumbis são considerados cenários distópicos.
Apesar de fugirem da "realidade", geralmente as distopias nos trazem um senso crítico à sociedade atual e tratam de problemas que enfrentamos no mundo de uma forma "exagerada", como escassez de recursos, mas que nos fazem refletir. 

Provavelmente você já ouviu falar de "Laranja Mecânica", esse livro é considerado um clássico distópico, é narrado por um adolescente, Alex, que vive numa sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. 

"1984" de George Orwell, que será uma das minhas próximas leituras, e "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley também são consideradas leituras obrigatórias para quem gosta de distopias.

Por fim, vimos o já citado, Jogos Vorazes, que irei ler em breve, como o livro que iniciou a "moda" dos livros distópicos atualmente e dispensa apresentações né gente? 
Também há os livros de Divergente, A Seleção e Maze Runner, que vem ganhando grande popularidade e também são ótimos livros distópicos.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de curtir a página do blog e seguir o @abelhando para acompanhar as novas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário