segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Livro "A Seleção" de Kiera Cass

                            Editora Seguinte
Sinopse 

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida e uma oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe e começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

O que achei?

Após tanto ouvir falar desse livro, resolvi ver se realmente é tão bom quanto dizem. Na verdade fiquei com muita duvida se iria ler ou não. Assim que cheguei na livraria me disseram que era uma história de princesas, meio Disney infantil, enfim, diferente do que gosto de ler, mas insisti em comprá-lo e não me arrependi.


 Bom, é impossível não lembrar de "Jogos Vorazes" no início da trama, a divisão por castas (ou distritos), as condições precárias onde America vive e o triângulo amoroso são os principais fatos coincidentes. As duvidas e conflitos de America sobre seus sentimentos são relatados pela autora de uma forma em que a história não se torne cansativa e repetitiva. A desigualdade social e as revoltas são questões em que o leitor consegue facilmente identificar e comparar com o mundo em que vivemos. A visão irônica de America, as duvidas e questionamentos que ela observa durante toda a história torna a leitura divertida e empolgante.
Enfim, por trás de toda essa história de reis, príncipes e princesas, há um conflito social muito interessante e uma enorme crítica em torno da "cultura de imagem/beleza" imposta pela sociedade. O livro é muito interessante e o final causa uma grande ansiedade para ler logo a sequencia. Sinceramente, esse livro não é apenas um conto de fadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário